Rua Virgilio Busnello, 37 - Itapecerica da Serra - SP

Saiba como fazer uma homenagem fúnebre!

Saiba como fazer uma homenagem fúnebre!

Saiba como fazer uma homenagem fúnebre!

Quando uma pessoa amada parte, é normal sentir sua falta e sofrer por isso. Cada um supera a perda no próprio tempo, à própria maneira — o importante é dar um passo de cada vez nesse caminho. E algo que pode ajudar a avançar para a próxima etapa gentilmente é a homenagem póstuma.

Como o nome indica, essa é uma forma de homenagear uma pessoa após sua morte. Pode ser um evento mais formal ou pode ser algo mais despojado, como um evento entre família e amigos. O importante é que todos recordem-se de quem partiu, apoiem-se mutuamente e cultivem as boas memórias.

Acompanhe o texto para entender como fazer uma homenagem póstuma para um ente querido que se foi.

Quando você pode fazer uma homenagem póstuma?

A princípio, não há um momento fixo para prestar suas homenagens. É comum dizer algumas palavras logo após a partida, mas também é bem comum fazer novas homenagens de tempos em tempos. Confira, a seguir, algumas sugestões de momentos adequados para uma nova homenagem.

Celebração do Dia de Finados

O Dia de Finados é celebrado pela religião católica no dia 2 de novembro, logo depois do Dia de Todos os Santos. É uma data tradicional para orar por todos os falecidos, incluindo aqueles que já se foram há muito tempo e não são mais lembrados.

Mesmo que você não seja católico, essa ainda é uma boa data para prestar homenagens póstumas. Afinal, por que não aproveitar uma oportunidade de relembrar e homenagear um ente querido?

Aniversário

Manter viva a memória de quem partiu é algo importante em praticamente todas as culturas — não apenas no velório, mas também nos anos seguintes. Por isso, várias famílias têm a tradição de fazer uma homenagem póstuma todos os anos, ao menos para os parentes mais próximos.

Quando chega o aniversário de nascimento ou de falecimento de um ente querido, muitas pessoas se reúnem para prestar suas homenagens, recordar como aquela pessoa era em vida e compartilhar algumas histórias. Isso cria o hábito de manter a lembrança sempre viva, além de dar a todos uma oportunidade de se reunir e partilhar essas memórias.

Saiba como fazer uma homenagem fúnebre!

Como fazer uma homenagem póstuma?

A forma de lidar com o fim da vida e homenagear quem partiu varia bastante conforme aspectos como localidade, cultura e preferências. Sendo assim, não há uma forma específica de fazer uma homenagem póstuma. Mas, se você quer algumas sugestões, confira a seguir as alternativas que recomendamos.

Quadro de lembranças

Quase todo mundo tem frases habituais que marcam a memória das pessoas com quem convive. Uma forma de homenagear seu ente querido é montar um quadro com essas frases, talvez somadas a outros elementos, como fotos e bilhetes escritos pela pessoa.

Cada membro da família e amigo próximo pode escrever algo que o falecido disse ou fez. O quadro pode ser usado em um dia de homenagens ou ficar exposto dentro de casa.

Altar para o falecido em casa

Outra prática comum em algumas religiões e culturas é ter, em casa, um espaço dedicado a relembrar quem partiu. Essa é uma forma de homenagem mais permanente, independentemente de quantas pessoas estão presentes a cada dia.

Pode ser tanto algo simples, como algumas fotografias como algo mais elaborado, com decoração e maior destaque. A ideia é ter um local dentro da casa que mantenha essa memória e essa presença vivas. Além disso, essa é uma forma de mostrar um pouco daquela pessoa a quem visita, para que mais gente tenha o privilégio de conhecê-la, mesmo que de longe.

Lembranças e objetos de valor sentimental

Ao longo da vida, é normal que uma pessoa tenha adquirido vários objetos de valor sentimental. Peças de decoração simples, fotografias, um livro, uma pintura, algo que ela mesma fez, que ganhou ou que deu como presente…

Esses objetos são mais uma maneira de relembrar o que esse ente querido gostava, o que fazia e algumas de suas conquistas. É um lembrete ainda mais forte se o objeto em questão for algo que vocês compartilharam.

Guardar algo assim é uma homenagem mais pessoal. Não precisa envolver outros parentes e familiares, nem ser algo para ser visto. Basta que você tenha essa lembrança consigo no seu dia a dia.

Saiba como fazer uma homenagem fúnebre!

Mensagens e discursos

Como mencionamos, uma homenagem póstuma bem comum é fazer um discurso sobre a pessoa que partiu, geralmente durante o velório. Um parente próximo, amigo, cônjuge ou outra pessoa que teve contato próximo ao longo de sua vida pode contar sua história e falar de sua relação com quem partiu.

É um costume comum em velórios, já que todos os parentes e amigos estão reunidos. Porém, também pode ser feito como parte de outras homenagens ou rituais. Se a intenção é relembrar quem partiu e destacar os bons momentos vividos juntos, essa é sempre uma boa opção.

Por que a homenagem póstuma é tão importante?

Há muitas pessoas que dizem que o velório é mais para os vivos do que para os mortos. Você pode concordar ou não com essa ideia, mas é verdade que esse momento de homenagem é importante para se despedir de quem partiu.

Um ente querido que se vai sempre deixa saudade. Por isso, famílias que passam pelo luto podem ter muita dificuldade para voltar ao normal em pouco tempo. É fácil focar apenas na perda e se sentir sozinho, ou então tentar ignorar a falta que aquela pessoa faz.

Mas é importante participar de todos esses rituais, prestar suas homenagens, compartilhar esse momento com outras pessoas e se despedir por completo. Cada passo deixa mais fácil aceitar essa separação e ajuda a focar nas partes boas, em como a pessoa amada era em vida e no bem que ela fez.

A homenagem póstuma certa vai depender da pessoa a quem você deseja homenagear, dos seus costumes e do momento. Se a decisão for difícil, não tenha medo de buscar a ajuda de outras pessoas próximas que compartilham do seu sentimento.

Fonte: https://blog.primaveras.com.br/homenagem-postuma-2


chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Mandu www.funerariamandu.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×